quinta-feira, 12 de julho de 2012

OBESIDADE INFANTIL


llA prevenção da obesidade na infância é capaz de reduzir de maneira significativa à ocorrência de problemas crônicos futuros, tais como as doenças cardiovasculares, que afetam 30% da população adulta brasileira.

Sedentarismo
A raiz da Obesidade
A vida moderna contribui para surgirem cada vez mais obesos. A culpa nem sempre é só da alimentação. Comodidades também contam, como elevadores, carros e certos confortos da vida moderna, como a tecnologia que nos abastece com informações 24 horas por dia pela internet e canais a cabo.
A humanidade selecionou ao longo de séculos de escassez de alimentos e a necessidade de sobrevivência em condições adversas os chamados genes poupadores. Pessoa sob a influência desses genes tem muito mais facilidade para engordar. “Acrescenta-se a isso o hábito de consumir alimentos de alto valor calórico, cada vez mais disponíveis em lojas de conveniência, nos pratos congelados ou semiprontos e nos deliveries”. Há famílias que jantam pizza um dia, sanduíche no outro, esfiha no terceiro dia e recomeçam tudo de novo no quarto dia. Somado a essa realidade, há violência urbana, as crianças quase não saem de casa, nem brincam mais na rua, como era comum em tempos passados.
Algo preocupante é que os problemas associados à obesidade já se iniciam na infância. Os mais comuns, além dos psicológicos, como baixa autoestima, são a elevação do colesterol e triglicérides e o aumento da pressão arterial. “Essas alterações não são boas para o coração e nem para o sistema vascular”.

Retrospecto das brincadeiras
Década de 70
Poucos recursos eletrônicos e muita imaginação. Época de brincadeiras na rua como o pula-sela, jogos coletivos, carrinhos de rolemã e bonecas de minissaia.
Grande sucesso: Vai e Vem – uma bola atravessa o fio conforme o jogador a impulsiona com argolas – e articuláveis como Playmobil.
Década de 80
Carrinhos com controle remoto, bonecas movidas á pilha, início da era dos jogos eletrônicos. Brincadeiras na rua ainda são a preferência da garotada.
Grandes sucessos: o brinquedo eletrônico Genius, um dos primeiros vídeo games e sucesso Atari, boneca Barbie e Xuxa.
Década de 90
Os programas televisivos ganham destaque, entre eles o Castelo Ra-Tim-Bum e Pokemon. As crianças brincam menos nas ruas e concentram-se nos jogos eletrônicos.
1ª década do século XXI
Jogos eletrônicos interativos e online predominam na preferência da garotada. Acessibilidade à internet e TVs a cabo estimulam a criança a passar longas horas diante do monitor.
Fuja dessas armadilhas
• Compensações alimentares em troca da ausência dos pais;
• Armários de mantimentos cheios de guloseimas;
• Fast-foods e deliveries sem critério;
• Lanches calóricos entre as refeições.

Dr. José Amando Mota é médico Endocrinologista e Metabologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário