quinta-feira, 20 de outubro de 2011

OBESIDADE E APNÉIA DO SONO CAMINHAM JUNTAS E SE RETROALIMENTAM

llO excesso de peso é fator de risco para o distúrbio que parece influenciar o metabolismo das gorduras (colesterol triglicérides).
A associação entre obesidade e distúrbios do sono tem sido constatada há muitos anos, inclusive com relatos na literatura não médica como a história do garoto Joe do Livro The Posthumous Papers of the Pickwick Club publicado em 1836, que era obeso, roncador e que apresentava intensa sonolência durante o dia, o que o levava a adormecer nas situações mais inusitadas.
Com o surgimento de novos exames diagnósticos como a polissonografia a relação entre esses sintomas começou a se tornar mais clara até o reconhecimento e a descrição da síndrome da apnéia obstrutiva do sono (S.A.O.S).
O sobrepeso tem grande influência no desenvolvimento da S.A.O.S., na medida em que o acúmulo de gordura na região da faringe além de causar estreitamento de sua luz (Diâmetro) altera as propriedades físicas da região, favorecendo um maior colapso.
Dessa forma a obesidade também é considerada um dos principais fatores de risco para a síndrome. 
A Associação entre essas duas condições parece ser muito mais complexa. Estudos comprovam que a apnéia do sono, por sua vez, teria influência no metabolismo Lipídico, tanto em nível hormonal quanto na expressão de genes que influenciam e contribuem para o paciente acumular gordura. Forma-se, portanto um cielo vicioso, no qual a obesidade leva ao aparecimento da S.A.O.S., enquanto esta estimula o acúmulo de gordura, dificultando a perda de peso.
Atualmente fica clara a necessidade de que o tratamento desses pacientes deve compreender ações conjuntas para combater as duas condições, a utilização de aparelho de pressão positiva contínua de vias aéreas (C.A.A.P.) pode reduzir a sonolência e motivar pacientes a emagrecer o que ajuda a melhorar, mesmo que parcialmente, o distúrbio do sono.
Reduções de cerca de 10% da massa corporal já diminuem significativamente a gravidade da síndrome da apnéia obstrutiva do sono.
A apnéia também tem relação direta com a resistência à ação da insulina que é um dos fatores que contribuem para o aparecimento do Diabetes. Não deixe o alimento ganhar o jogo na etiologia da obesidade, procure seu médico e comece a mudar seu estilo de vida. Lembre-se que o cerne da questão é diminuir a quantidade de alimentos, impor limites na quantidade não significa ser restritivo, mas sim racional para se ter sucesso e sustentabilidade na perda de peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário