quinta-feira, 14 de junho de 2012

H.P.V PAPILOMAVÍRUS


ll O HPV é um vírus muito comum que afeta tanto homens quanto mulheres. Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV. Alguns deles causam verrugas nas mãos, nos genitais e nos pés. Entretanto, a maioria não causa nenhum tipo de sintoma e desaparece sem qualquer tratamento.
Cerca de 30 tipos de HPV são conhecidos como HPV genitais, porque afetam a área genital. Alguns provocam mudanças nas células do revestimento do colo do útero. Caso não sejam tratadas, essas células anormais podem se tornar células cancerosas. Outros tipos de HPV causam verrugas genitais e modificações benignas (anormais, mas não cancerosas). Outros tipos de HPV provocam resultados anormais no exame de Papanicolau.
O HPV é provavelmente mais comum do que você pensa. Em 2001, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que cerca de 630 milhões de pessoas (9%-13%) estavam infectadas com o HPV. Atualmente, estima-se que na cidade de São Paulo pelo menos 25% dos indivíduos adultos com atividade sexual tiveram contato ou são portadores do vírus.
Qualquer pessoa que tenha qualquer tipo de contato sexual. É excepcional, porém é possível adquirir o vírus sem a ocorrência de intercurso sexual. O HPV é altamente contagioso; assim pode-se adquiri-lo com uma única exposição.
Para a maioria das pessoas que têm o HPV, as defesas do corpo são suficientes para eliminar o vírus. Entretanto, para algumas, certos tipos de HPV podem desenvolver verrugas genitais ou alterações benignas no colo do útero, na vagina e na vulva.
No caso das mulheres, a maioria fica sabendo que tem o HPV por intermédio do resultado anormal do exame de Papanicolau. Esse exame é feito com a coleta de material durante a consulta ginecológica e permite a detecção de células anormais no revestimento do colo do útero. Outro teste- o do DNA do HPV ou captura híbrida para o HPV – está disponível nos laboratórios e consultórios para a detecção dos tipos de HPV relacionados ao câncer de colo de útero.
Também nos homens as manifestações clínicas mais comuns são as verrugas genitais, causadas pelos tipos 6 e 11 do vírus. Mas alguns tipos de HPV de alto risco, como o 16 e o 18, também causam câncer, como os de pênis e de ânus.
Para reduzir o risco de infecções genitais pelo HPV, você deve evitar qualquer tipo de atividade sexual que envolva o contato genital ou limitar o número de parceiros sexuais. 
Não existe forma de prevenção 100% segura, já que o HPV pode ser transmitido até mesmo por meio de um objeto. Calcula-se que o uso da camisinha consiga barrar entre 70% e 80% das transmissões. A novidade foi a chegada, em 2006, da primeira vacina capaz de prevenir a infecção pelos dois tipos mais comuns.

Dr. José Amando Mota é médico Endocrinologista e Metabologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário