quinta-feira, 28 de junho de 2012

PUBERDADE PRECOCE


llA puberdade é o período que corresponde ao desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários, ocorrendo geralmente entre os 8 e 13 anos de idade, nas meninas, e dos 9 aos 14 anos, nos meninos.
O processo normal se dá a partir da maturidade das gônadas (ovários e testículos) e do aumento da produção de androgênios pelas glândulas suprarrenais. Nas meninas, inicia-se com o aparecimento das mamas (telarca), do aceleramento do crescimento linear e da menarca, que ocorre aproximadamente dois anos após a telarca. Nos meninos, começa com o aumento dos testículos (gonadarca), acompanhado pela pubarca e pelo crescimento linear.
A puberdade é considerada precoce quando emerge antes dos 8 anos, nas meninas, e antes dos 9 anos, nos meninos, sendo classificada em três tipos: puberdade dependente e gonadotrofinas, ou central, puberdade precoce independente de gonadotrofinas, ou periférica, e variantes normais do desenvolvimento puberal, nas quais um dos caracteres sexuais secundários (telarca, pubarca ou menarca) pode estar desenvolvido isoladamente sem que haja outros sinais de maturação sexual. Esse processo, contudo é benigno e autolimitado.
Cerca de 5% da população geral entra na puberdade fora da idade usual, antes ou depois do período normal. A precocidade puberal, no entanto, é cerca de 10 a 20 vezes mais prevalentes nas meninas do que nos meninos. A origem étnica também exerce influência no desencadeamento desse processo. Os afrodescendentes, por exemplo,tendem a se tornar púberes antecipadamente.
A puberdade precoce central é resultante da ativação do eixo hipotálamo-hipófise-gônadas. Tem como maior conseqüência clínica, a baixa estatura na idade adulta, caso a criança não seja tratada adequadamente.

Causas da precocidade puberal
• Idiopática
• Genética
• Doenças do sistema nervoso central:
• Hamartomas hipotalâmicos
• Tumores: astrocitomas, craniofaringiomas, gliomas, ependimomas, neurofibromas e disgerminomas
• Infecções e processos inflamatórios do sistema nervoso central
• Outras: cisto supresselar, cisto aracnóideo, hidrocefalia, displasia septo-óptica, meningomielocele e malformações vasculares
• Exposição prolongada a andrógenos
De qualquer modo, é imprescindível proceder a uma investigação cuidadosa da etiologia da disfunção puberal, ainda que a maioria dos casos seja idiopática. O fato é que apenas 10% das meninas com esse tipo de puberdade apresentam alguma associação com doenças no sistema nervoso central. Não há regra geral, porém na prática clínica, observa-se que quanto mais cedo a puberdade se manifestar, maior o risco de existirem alterações orgânicas associadas.

Dr. José Amando Mota é médico Endocrinologista e Metabologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário