quinta-feira, 17 de maio de 2012

ATIVIDADE FÍSICA


llA atividade física é essencial para o bom funcionamento do corpo humano e uma eficaz ferramenta para auxílio na perda de peso. Toda vez que nosso organismo digere os alimentos, ocorre uma reação química que libera calor. Esse calor, que é a energia usada para manter o funcionamento do organismo, é chamado de caloria.
Assim como ocorre com fogo, o corpo humano precisa de oxigênio para que ocorra a reação química que permite a queima de calorias. Por isso, exercícios físicos que demandam maior consumo de oxigênio levam a uma maior queima de calorias.
Além de levar ao emagrecimento, o exercício físico regular é capaz de aumentar a capacidade de circulação do sangue para os tecidos.

Implicação do cigarro na prática de exercícios físicos
O tabaco dificulta a absorção de oxigênio. Isso reduz o desempenho durante uma atividade física e, conseqüentemente, seus benefícios.

Exercício aeróbio e anaeróbio
Existem diferentes classificações para os exercícios físicos. Uma delas baseia-se na fonte geradora de energia. Exercícios intensos e de curta são chamados de exercícios anaeróbios.
Já exercícios de longa duração e de baixa ou moderada intensidade são conhecidos como exercícios aeróbicos.
Outro tipo de classificação possível refere-se ao nível de intensidade do exercício. Por esse critério, podem ser divididos em alto impacto e baixo impacto. Não existe limite de idade para se exercitar, mas só um especialista pode dizer qual o tipo de atividade física mais indicada para sua condição de saúde.
Importantes dicas para iniciantes
• Comece aos poucos e aumente a freqüência e a intensidade dos exercícios gradativamente;
• Use roupas leves, confortáveis e que facilitem a transpiração;
• Use calçados com sola de borracha ou tênis;
• Evite carregar bolsas e sacolas durante o exercício para não sobrecarregar as articulações;
• O uso de aparelhos sonoros exige atenção redobrada, principalmente em locais públicos;
• Os exercícios devem ser freqüentes: muitos benefícios só aparecem se houver prática contínua;
• A atividade em locais abertos requer atenção e uso de protetor solar.

Como deve ser a alimentação de quem faz atividade física
A alimentação deve ser saudável sempre. Porém, para a prática da atividade física algumas recomendações são importantes: não fazer exercícios físicos em jejum e não comer demais antes de uma atividade física.
Vale lembrar também que a alimentação deve ser compatível com a quantidade de energia gasta no exercício.  O ideal é fazer um acompanhamento nutricional paralelamente à atividade física.
LEMBRE-SE! Segundo Organização Mundial de Saúde (OMS), fazer uma atividade física diária de 30 minutos diminui em até 35% a chance de um ataque cardíaco.

Dr. José Amando Mota é médico Endocrinologista e Metabologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário