quinta-feira, 10 de maio de 2012

A DESCOBERTA DA INSULINA


ll A descoberta, isolamento e o início do uso terapêutico da insulina estão entre os principais eventos da história da medicina de todos os tempos, pois revolucionaram a história natural do DM. Frederick Banting foi admitido no laboratório do Prof. Macleod, do Departamento de fisiologia da Universidade de Toronto em 1921. Seu objetivo como cientista era isolar o produto de secreção interna do pâncreas, o que Macleod duvidava devido aos efeitos destrutivos do suco pancreático. Entretanto, Banting, juntamente com Charles Herbert Best, seu assistente de pesquisa, realizaram este feito e isolaram a insulina, publicando seus achados em 1922. Nicolae Paulescu, entretanto, um renomado cientista romeno, também havia descrito seu sucesso em isolar o hormônio (denominando-o de “pancreína”) em 1921. O reconhecimento pela sua realização só foi feito 50 anos mais tarde e todos os créditos pelo isolamento da insulina foram atribuídos a Banting, Best e Macleod. Isto se deve ao menos em parte ao fato de que estes pesquisadores não apenas terem isolado o hormônio, como também demonstrado sua aplicação no DM humano. Inicialmente, injetaram o hormônio isolado em cães pancreatectomizados, melhoramndo dramaticamente os sintomas do DM. O próximo passo foi o tratamento experimental de humanos.
Em 12 de janeiro de 1922 foi aplicada em um humano a primeira injeção de insulina com finalidade terapêutica, pelo grupo de Banting e Best na Universidade de Toronto. Leonard Thompson foi o primeiro paciente a se beneficiar desta fantástica descoberta. Na ocasião, tinha 14 anos e pesava cerca de 30 Kg. Os resultados iniciais foram desapontadores. Abscessos se desenvolveram no local da injeção e Leonard ficou agudamente doente. Entretanto, sua glicemia baixou, inicialmente, o que incentivou os pesquisadores a buscarem o refinamento da substância e tentarem a repetição do tratamento. Cerca de seis semanas mais tarde, a tentativa foi repetida com um extrato mais refinado. A glicemia do paciente baixou de 520 para 120 mg/dl em 24 horas e seu peso corporal rapidamente começou a aumentar. Leonard viveu de forma relativamente saudável por 13 anos, até que faleceu por pneumonia aos 27 anos. 
Logo vários outros pacientes puderam fazer o uso da insulinoterapia. A sobrevida média após o diagnóstico da doença aumentou consideravelmente.
O Prêmio Nobel de Medicina em 1923 pela descoberta da insulina foi concedido não a Banting e Best, mas a Banting e Macleod. Na tentativa de consertar a injustiça, Banting publicamente revelou o papel de Best na descoberta da insulina e dividiu com ele o prêmio financeiro. Macleod concordou em fazer o mesmo com Betran Collip, bioquímico que teve participação fundamental na obtenção de extrato pancreático.

Dr. José Amando Mota é médico Endocrinologista e Metabologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário