quinta-feira, 3 de maio de 2012

OS PRIMEIROS TRATAMENTOS PARA O DIABETES


llPor milhares de anos não se conhecia nenhuma forma para sobreviver ou tratar o DM de forma eficaz. Na Grécia Antiga, era comum que se recomendasse aos pacientes diabéticos a montaria de cavalos, visando reduzir a poliúria. Jhon Rollo foi o primeiro médico a propor a restrição dietética no tratamento de diabetes, na Inglaterra, em 1797, ao observar que o açúcar na urina dos pacientes aumentava após a ingestão de carboidratos e tratar com sucesso um paciente com dieta hiperprotéica e hiperlipídica. Bouchardet (1806 – 1886) valorizou a dieta no tratamento do diabetes, enfatizando a restrição de carboidratos e aconselhando, para substituí-los, a gordura, o álcool e os vegetais verdes. Recomendava, além disso, dias de jejum. Cantani (1837 – 1878) também advogou a restrição  dietética e os dias de jejum para o tratamento de diabetes. A ele foi atribuída a frase “os remédios para o diabético devem ser procurados na quitanda e não na farmácia”. Bouchardet e Lancereaux foram os primeiros a sugerir que a atividade física era capaz de reduzir a glicosúria, em meados do século XIX. Em 1903, a “dieta da aveia”foi introduzida por Von Noorden, em que aveia misturada a manteiga era recomendada para o tratamento. Frederick Allen defendeu em 1913 o ponto de vista de diabetes representava um distúrbio total do metabolismo e insistiu nas vantagens da subnutrição no controle da doença. Outros, por outro lado, recomendavam a alimentação excessiva para compensar as perdas de fluidos e de peso. Em 1915, Sir William Osler levantou até mesmo a possibilidade do uso de ópio para tratamento do diabetes. 
Assim que a ligação entre pâncreas e diabetes foi reconhecida, iniciou-se uma busca pela obtenção de extratos pancreáticos visando o tratamento do DM. Zuelzer, além de obter tal extrato no início do século XX, denominado acomatrol, o injetou em um paciente diabético em estágio terminal. Após a injeção, o paciente apresentou melhora significativa, porém faleceu assim que o acomatrol foi eliminado. Apesar de Zuelzer ter solicitado a patente americana de sua “preparação pancreática para o tratamento do DM”, resultados desanimadores com esta modalidade terapêutica fizeram com que esta fosse abandonada. 
No período em que a insulina foi desenvolvida para o tratamento humano, o tratamento do diabetes era baseado principalmente na subnutrição recomendada por Allen. Este rígido tratamento era mais eficaz no que hoje denominamos DM tipo 2, porém tinha alta mortalidade nos pacientes  que hoje reconhecemos como DM tipo 1. Entretanto, mesmo neste grupo, o tratamento do Dr. Allen permitiu que um número razoável de pacientes jovens sobrevivesse por um tempo até a descoberta da insulina.

Dr. José Amando Mota é médico Endocrinologista e Metabologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário